Localização: Roraima – Brasil.
Dados do equipamento: Gerador de 2.5MW, 1.800 Rpm, 13.800 V.
Avaliações realizadas: Analise dinâmica e torcional do conjunto motor e gerador e a identificação de seu comportamento em diferentes frequências.
Desafio:
A VIBRODATA foi acionada pelo cliente – uma das maiores empresas do ramo de energia da região norte do país, devido a um problema de quebras recorrentes dos eixos dos seus geradores acionados por motores a combustão. O Cliente suspeitava do projeto frágil do gerador elétrico, em especial no dimensionamento do diâmetro de seu eixo, acreditando que não possuía capacidade para suportar o torque gerado pelo motor de acionamento.
Conclusões:
A partir das observações e resultados obtidos, podemos concluir que: • Observou-se que a falha ocorrida no eixo foi por um processo de avanço de uma trinca, que surgiu na superfície do eixo e propagou-se para o centro da seção do eixo, num processo perfeitamente identificado como fadiga.
• O eixo está superdimensionado para a transmissão da potência necessário para o gerador. Os níveis de tensão atingidos, de acordo com nossos cálculos, são muito reduzidos e não são capazes de oferecer qualquer risco de aparecimento de trinca ou fadiga;
• Os elementos elásticos existentes entre o motor e gerador e entre motor e ventilador são suficientes para absorver as oscilações angulares provocadas pelos pulsos do motor;
• Os elementos de molas existentes sob o “skid” realizam perfeitamente sua tarefa de isolar a vibração presente no “skid” do meio ambiente ao redor; • O “skid” apresenta níveis de vibração de corpo flexível muito elevados. Os valores atingidos não são suficientes para trincar a chapa do “skid”, porém, de acordo com nossa experiência em equipamentos similares, pode causar danos em diversos componentes do conjunto, tais como, trincas em chapas adjacentes, falhas de válvulas e tubulações auxiliares etc.
• Percebe-se, pelos modos de vibrar identificados no “skid”, que o acoplamento está sendo severamente exigido. Os valores medidos, por serem muito elevados, não são absorvidos totalmente pelos elementos elásticos e a falha no eixo, muito provavelmente, está associada às movimentações relativas entre gerador e motor.
• Certamente os esforços decorrentes da movimentação relativa entre motor e gerador estão causando falhas nos elementos elásticos utilizados para isolação de pulsação provocada pelo funcionamento do motor. • Concluímos que o “skid” não possui rigidez suficiente para garantir um perfeito funcionamento entre o gerador e motor.
Após a análise e o diagnóstico do equipamento, a VIBRODATA identificou a causa real do problema, e forneceu um relatório completo para o cliente, que pode acionar a garantia original do fabricante para os devidos reparos.
Este case demonstra a expertise técnica e o compromisso da VIBRODATA na entrega de soluções com qualidade, agilidade e segurança.
Visite o nosso site e conheça mais sobre as nossas soluções.
Site: www.vibrodata.com.br
E-mail: comercial@vibrodata.com.br
Tel: (19) 3052-7003